Pós Operatório do Implante Dentário: Como é a Recuperação

Grande solução para quem busca um sorriso mais bonito e saudável, os implantes dentários são bastante procurados e utilizados no Brasil há mais de 50 anos. Porém, devido técnica que utiliza perfuração da gengiva, muitas são as dúvidas e receios sobre o pós operatório de implante dentário. O medo da dor, a recuperação e muitos outros fatores fazem diversas pessoas adiarem o tratamento sem real necessidade. Entenda um pouco mais sobre o pós operatório de implante dentário para ficar mais tranquilo sobre a recuperação.

Como é a Recuperação do Implante Dentário

pós operatório implante dentário

O grande receio está diretamente relacionado à dor do pós operatório do implante dentário. O fato de haver um corte na gengiva e perfuração do osso, logo são associados à uma recuperação lenta e dolorosa. Na verdade, tudo depende do tamanho do procedimento realizado ou no espaço deixado entre operações. Durante a cirurgia, o paciente fica sob efeito de anestésicos, ou seja, não sente absolutamente nenhum tipo de dor ou incômodo.

Durante o pós operatório de implante dentário a sensibilidade varia. Quando o procedimento de implante dentário se limita a um ou dois implantes, o pós operatório do implante dentário costuma ser completamente tranquilo, sem maiores incômodos para o paciente. Em alguns casos, onde são feitos mais de dois implantes por cirurgia, o sensibilidade à dor pode surgir, mas é controlada com analgésicos simples.

9 Dicas para o seu Pós Operatório de Implante Dentário

pós operatório implante dentário

Certos cuidados devem ser tomados para evitar complicações no pós operatório do implante dentário, conheça algumas dicas para que sua recuperação seja a melhor possível.

1- Mantenha compressa no local da extração no mínimo 30 a 40 minutos.

2- Não chupe o sangue nem faça bochechos nas primeiras 24 horas depois da cirurgia.

3- Não fume. A cicatrização pode ser atrapalhada devido ao tabaco e as químicas do cigarro.

4- Gelo nas primeiras 24 horas é essencial para desinchar, e ajudar na recuperação do paciente. (Dica: 15 minutos de gelo, 10 minutos de intervalo)

5- Não faça nenhum exercício físico e nem atividade pós cirurgia, evite também abaixar a cabeça.

6- Coloque uma almofada alta no dia da cirurgia e no dia seguinte também, mantenha sempre a cabeça acima do nível do corpo.

7- Atenção aos alimentos, coma sempre alimentos frios ou gelados, nada de alimentos duros também. (Sorvete, papinha de nenem, purê, vitaminas, sopas, etc)

8- Sempre tomar os medicamentos prescritos pelo dentista que realizou a cirurgia.

9- Mantenha a higiene oral em perfeitas condições, assim evitará qualquer tipo de infecção e garantirá uma recuperação sadia e total do implante dentário.

Outras preocupações ligadas ao pós operatório do implante dentário estão relacionadas ao inchaço facial e ao tempo de afastamento do trabalho. Isso também não atrapalha a vida do paciente. Durante o pós operatório do implante dentário são utilizados medicamentos que impedem um inchaço muito evidente, fazendo com que o mesmo seja reduzido. Deste modo, nos casos em que o inchaço aparece, ele se torna discreto.

Já com relação ao repouso pós operatório do implante dentário, o tempo sugerido de afastamento do trabalho ou atividades rotineiras é de um dia. Por tanto, já no dia seguinte o paciente pode voltar ao trabalho e para suas atividades do dia-a-dia sem maiores incômodos.


Um comentário em “Pós Operatório do Implante Dentário: Como é a Recuperação

  1. OI BOA NOITE, TUDO BEM, EU QUERIA FAZER UMA PERGUNTA, DIA 29 AGORA FEZ UM MÊS QUE FIZ QUATRO IMPLANTES INFERIORES, NÃO COLOQUEI A PRÓTESE AINDA, E ESTOU SENTINDO DORES, É NORMAL?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *